22 de fevereiro de 2013

Eu estava tentando descrever você, por Richard Brautigan.


A vingança do Gramado: Histórias 1962-1970, de Richard Brautigan. Págs. 79-80.

Eu estava tentando descrever você para alguém uns dias atrás. Você não se parece com nenhuma garota que eu tenha visto antes.
    Eu não poderia dizer: "Ela parece a Jane Fonda exceto que ela tem cabelo vermelho e a boca dela é diferente e lógico que ela não é uma estrela de cinema."
      Eu não poderia dizer isso porque você não parece nem um pouco com a Jane Fonda.
    Eu finalmente terminei descrevendo você como um filme que eu vi quando era criança em Tacoma, Washington. Eu acho que  foi em 1941 ou '42: em algum lugar por aí. Eu acho que tinha sete ou oito ou seis.  Era um filme sobre a eletrificação rural, um tipo perfeito de filme sobre moralidade da New Deal de 1930 para ser mostrado para crianças.
     O filme era sobre fazendeiros vivendo no país sem eletricidade. Eles tinham que usar lanternas para poder enxergar  à noite, para costurar e ler, e eles não tinham nenhum aparelho, como torradeiras ou máquinas de lavar, e não podiam ouvir o rádio.
     Então eles construíram uma barragem com grandes geradores elétricos e colocaram postes por todo o interior e amarraram fios através dos campos e pastos.
      Uma incrível dimensão heróica veio com o simples levantar dos postes para os fios poderem viajar. Eles pareciam antigos e modernos ao mesmo tempo.
    Então o filme mostrou a Eletricidade como um jovem deus Grego chegando à fazendo para levar a escuridão embora para sempre da vida deles.
      De repente, religiosamente, com o apertar de um interruptor o fazendeiro tinha luz elétrica para enxergar até mesmo quando ordenhava suas vacas nas manhãs escuras do inverno.
     A família do fazendeiro podia ouvir o rádio e ter uma torradeira e muitas luzes brilhantes para costurar vestidos e ler o jornal.
     Foi realmente um filme fantástico que me animou como ouvir "The Star-Spangled Banner" ou ver fotografias do presidente Roosevelt ou ouví-lo no rádio.
     "...O Presidente dos Estados Unidos..."
     Eu queria que a eletricidade fosse a toda parte no mundo inteiro. Eu queria todos os fazendeiros do mundo podendo ouvir o Presidente Roosevelt no rádio.
     É assim que você é para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...