5 de dezembro de 2012

10 Mandamentos para relacionamentos felizes



Amar não se trata apenas de encontrar a pessoa certa, mas de criar o relacionamento certo. Não se trata de quanto amor vocês têm no começo, mas quanto amor vocês constroem até o final. Um relacionamento deve fazer você sorrir um sorriso mais largo e tornar a sua vida mais brilhante.

Relacionamentos felizes e saudáveis são uma das maiores alegrias da vida. Então, começando por hoje, escolha cuidar da relação com seu parceiro. Aqui estão 10 mandamentos para vocês seguirem juntos.

(Lembre-se: Você merece estar com uma pessoa que te faça sorrir - alguém que não te trate como uma posse - alguém que não vá machucar você.)

I - Nós nos lembraremos que cada pessoa e cada relacionamento são diferentes.
As pessoas não se apaixonam pelo que você tem de igual; elas se apaixonam pelo que faz de você único. Aceite e seja o seu eu perfeitamente imperfeito. 
Nós não somos perfeitos para todo mundo, nós só somos perfeitos para aquelas poucas pessoas que realmente empenham seu tempo em nos conhecer e nos amar do jeito que somos. Para essas pessoas raras, ser o nosso 'perfeitamente imperfeito' é o que elas mais amam em nós.

Não compare seu relacionamento com o de ninguém - nem o do seus pais, dos seus amigos, colegas de trabalho, ou com aquele casal que parece ter o relacionamento perfeito. Cada casal cria suas próprias regras, acordos, e hábitos. Apenas foquem em vocês dois e em fazer a sua relação ser a melhor possível.

II - Nós ouviremos um ao outro abertamente, sem julgar.
É muito fácil olhar para uma pessoa e fazer um rápido julgamento sobre ela. Mas você ficaria surpreso em saber a dor e as lágrimas que um sorriso pode esconder. O que uma pessoa mostra ao público é apenas uma fração do iceberg que ela guarda por dentro. E muitas vezes este iceberg está marcado por rachaduras e cicatrizes que se estendem por toda sua superfície e vão até o âmago de sua alma.

Nunca julgue. Aprenda a respeitar e compreender os sentimentos do seu parceiro. Dê bastante atenção a eles. Seja presente. Nós nem sempre precisamos de conselhos. Muitas vezes tudo de que precisamos é apenas uma mão para segurar, ouvidos que ouçam,  e um coração que compreenda. Há um tempo para falar e outro para ouvir. A verdadeira sabedoria vem de conhecer essa diferença. E essa diferença pode construir ou destruir um relacionamento saudável.

III - Nós falaremos o que realmente queremos dizer e tudo o que dissermos será sincero.
Diga o que está acontecendo na sua mente e no seu coração.  Compartilhe seus mais profundos pensamentos, necessidades, desejos, esperanças e sonhos. Comunicação aberta e honestidade são vitais para relacionamentos saudáveis. Dê às pessoas na sua vida as informações que elas precisam, ao invés de esperar que elas saibam o que não dá pra saber.

A informação é a graxa que mantém as engrenagens da comunicação funcionando. Comece a se comunicar claramente. Não tente ler a mente das outras pessoas, e não espere que as outras pessoas, principalmente aquelas que você ama, leiam a sua (#impossível).

IV - Nós apoiaremos um ao outro nos bons e maus momentos.
Esteja lá nos momentos bons, maus, felizes, e tristes - não importa quais sejam. Esteja disposto a oferecer um ouvido atento, um abraço, e apoio emocional em todas as circunstâncias. Confiem que vocês podem contar um com o outro, e estejam disponíveis não apenas quando for conveniente, mas também quando o outro estiver precisando mais.

V. Nós seremos leais.
O verdadeiro amor e a amizade não significa que duas pessoas são inseparáveis. Relacionamentos se tratam de duas pessoas sendo verdadeiras uma com a outra mesmo quando estão separadas. Quando se trata de relacionamentos, manter-se confiável nunca é uma opção, mas uma prioridade. Lealdade é tudo.

VI. Nós viveremos de acordo com a verdade.
Paz interior é poder descansar à noite sabendo que você não usou, ou tirou vantagem de ninguém para chegar onde você está na vida. Mentiras correm 100 metros rasos, mas a verdade corre maratonas. Corra uma maratona. Viva de forma que quando as pessoas pensarem em integridade, justiça e confiabilidade elas pensem em você.

VII. Nós passaremos tempo de qualidade um com o outro.
Tenham tempo um para o outro. Com nossas agendas ocupadas nós nos esquecemos de relaxar e aproveitar a boa companhia que temos. Nas relações humanas a distância não é medida em milhas, mas em afeto. Duas pessoas podem estar muito próximas uma da outra, mesmo estando separadas por centenas de quilômetros. Então, não ignore uma pessoa com a qual você se importa, porque falta de interesse machuca maís que duras palavras.

Crie tempo para que vocês dois tenham um momento especial juntos, uma vez por semana. Façam alguma coisa divertida. Passem tempo juntos conversando, se encontrando, e fazendo um ao outro rir. Não apenas é verdade que o riso é a melhor medicina, como é que uma risada verdadeira quando compartilhada consegue transformar uma boa relação em uma relação ótima.

VIII. Nós vamos nos admirar mutuamente e ajudar um ao outro a crescer.
Admirar seu parceiro pelo quanto ele é incrível eleva ambos a bons patamares. Então alegre-se quando ele estiver progredindo. Torça por suas vitórias.  Celebre suas realizações, e incentive os seus objetivos e ambições. Desafie-o a ser o melhor que pode ser. E seja grato por suas bênçãos, abertamente.

IX. Nós resolveremos as disputas pacificamente.
Quase nada vale uma briga. Argumentos acalorados são uma perda de tempo. Se você pude evitar, não brigue. Fuja de discussões com as pessoas que você ama.

Quando você sentir a raiva surgindo e você quiser soltar aquele palavreado "caprichado" que já está na ponta da língua, apenas feche sua boca e vá embora. Não deixe sua raiva sobrepujar o que há de melhor em você. Você não precisa estar certo ou ganhar uma discussão. Na verdade, nada disso importa. Tome um tempo para se acalmar e depois disso discuta a situação gentilmente.

X. Nós amaremos e respeitaremos um ao outro como indivíduos também.
Nosso primeiro e último amor é o amor próprio. Não dependa de seu parceiro, ou de qualquer pessoa, para ser feliz e ter auto-estima. Apenas você é responsável por isso. Se você não pode se amar, ninguém será capaz disso.

Aceite completamente quem você é - o bom e o mau. E faça mudanças na sua vida que VOCÊ considera importantes - não porque você acha que alguém quer que você seja diferente, mas porquê VOCÊ sabe que é a coisa certa a fazer. Faça isso, por você.

Cuidem-se.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...