25 de janeiro de 2013

Problemas comuns em relacionamentos #1



Má comunicação
Este é um problema muito comum entre os casais. Geralmente, isso é manifestado em decorrência dos seguintes comportamentos de um ou ambos parceiros:

- Ter um estilo de comunicação agressivo ou invasivo. Em resposta o outro parceiro se distancia e recusa-se a conversar. O silêncio do outro, geralmente é uma resposta a esse tipo de comportamento.
- Tentar empregar emoções manipuladoras como raiva e tristeza para conseguir o que quer. Isso, muitas vezes, leva o outro a se sentir preso ou sufocado.
- Criticar o parceiro com palavras rudes como "preguiçoso" ou "chato", ao invés de ter uma conversa sincera e cuidadosa para falar sobre os comportamentos que não gosta nele.
- Falhar ao demonstrar apreciação e compreensão por não responder física e emocionalmente ao parceiro, criando um sentimento de solidão e vazio no outro.

Pouca habilidade para solucionar problemas
Habilidades na resolução de conflitos são essenciais para trabalhar os problemas de um relacionamento. As questões que afetam as relações podem variar de coisas simples - como ter um tempo de qualidade para passarem juntos, a problemas maiores - como pagar contas ou estar presente quando o outro mais precisa.
Algumas barreiras comuns à resolução de problemas são:

- Evitar e usar desculpas para não se envolver com o problema. Isso parecerá desinteresse, e o outro se sentirá como que perdendo seus sentimentos por você.
- Escolher uma solução precipitadamente antes de examinar e considerar todas as outras opções. Por exemplo, você pode pensar que um feriado prolongado juntos vai fazê-los esquecer, ou até mesmo solucionar o problema, quando, na verdade, pequenas mudanças de atitude são as únicas coisas necessárias para aumentar ou melhorar significativamente a relação de vocês.
- Tentar resolver o problema sozinho. Nesse caso, a falta de comunicação pode levar tudo a um desastre, e no final um estará culpando o outro pelas coisas não terem dado certo.

Seja cuidadoso com o coração do outro e procure sempre ser cordial, gentil e carinhoso. Uma boa comunicação só existe num ambiente saudável em que haja respeito e compreensão mútua.
Não há maneira de saber o quê ou como o outro está se sentindo. Por isso, não tire conclusões precipitadas, nem baseie o seu comportamento no que você acha que o outro está pensando. 
O coração da pessoa que amamos é tão frágil quanto o nosso, por isso seja cuidadoso e lembre-se de amar na mesma medida que deseja ser amado.

Cuide-se ♥