14 de fevereiro de 2013

São Valentim - 14.fev.

São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim.
O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.

História
Durante o governo do imperador Cláudio II (Marco Aurélio Valério Cláudio ou Cláudio II (ca. 214 — Sirmium (Bálcãs), 270), foi um general e imperador romano), este proibiu a realização de casamentos em seu reino com o objetivo de formar um grande e poderoso exército.
Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo.

A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. 
Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.
Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão.

O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.
Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 dc.



Dia dos Namorados
O dia 14 de fevereiro, festa do santo, é considerado, em muitos países, como o dia dos namorados.
O Dia dos Namorados é celebrado naquele que, até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto, a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras.

As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia num tipo de loteria, em que os rapazes tiravam à sorte de dentro uma caixa, o nome da mulher que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês.
A celebração ocorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.

Na lenda católica, a conotação do dia e do amor que St. Valentim representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o "amor cristão" uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião. Seu corpo foi sepultado na via Flaminia e Deus se dignou de obrar muitos milagres, por intercessão do Mártir.
O Papa Júlio I mandou construir em Ponte-mole uma Igreja dedicada a São Valentim, que não existe mais. 
A porta del Popolo tinha antigamente o nome de São Valentim. 
Em tempos idos se faziam solenes procissões em honra deste Santo, cujas relíquias se acham nas Igrejas de Santa Praxedes e de São Sebastião.  Diversas cidades da Itália e França (Melun) possuem relíquias deste mártir.

O milagre de São Valentim
Uma outra lenda conta que Valentim era um sacerdote romano, no tempo do imperador Cláudio II. Embora este monarca não perseguisse abertamente a religião cristã, muitos cristãos sofreram martírio pelas exigências de certos governadores, a quem Cláudio deixava toda a liberdade de agir. Assim aconteceu com Valentim. Acusado do crime de ser cristão e sacerdote, foi levado à presença do imperador. A franqueza com que o servo de Cristo se defendeu, agradou a Cláudio que, com muito interesse, lhe ouviu as exposições da doutrina cristã.

Entretanto Valentim permaneceu sob as ordens do governador Calpúrnio, o qual o entregou ao juiz Astério. Este, propondo-se convencer a Valentim da futilidade da religião de Cristo, levou-o para sua própria casa.
Logo ao entrar na residência do magistrado, Valentim se pôs de joelhos e pediu a Deus que desse aos habitantes daquela casa o conhecimento da luz verdadeira.

Astério, ouvindo o Santo falar em luz, não compreendeu o sentido em que empregava este termo e disse-lhe:
 “Tenho aqui em casa uma menina, filha adotiva minha, que há dois anos está privada da vista. Se, como dizes, teu Deus é um Deus da luz, invoca-o para que ela veja. Se isto acontecer, eu me curvarei diante de teu Deus”.

Valentim impôs as mãos à menina e pronunciou as seguintes palavras:
“Senhor Jesus Cristo, Deus verdadeiro e verdadeira luz, daí à vossa serva a luz dos olhos!”

A oração do Santo foi ouvida e a menina recuperou a vista, imediatamente.
Abriram-se também os olhos de Astério. Este se converteu e com ele quarenta pessoas receberam o Batismo das mãos de Valentim. Poucos dias depois o Papa Calixto administrou-lhes o Sacramento da Confirmação. Astério, que tinha sob sua guarda outros cristãos, deu-lhes a todos a liberdade.

Oração a São Valentim, para vencer as dificuldades no amor ou arranjar namorado (a):
“São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim.
Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva.
Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes.
Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência Divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...