8 de março de 2013

4 perguntas que você deve se fazer antes de terminar um relacionamento


Depois de mais uma briga interminável terminar pode parecer a única saída dessa bagunça.
Mas não se precipite, aqui vão algumas coisas para você considerar antes de desistir do seu relacionamento.


1- Será que estou tomando atitudes precipitadas?
Molly Barrow, PhD, psicóloga e autora do livro Matchlines for Singles, diz que ela sempre vê pessoas assumindo que sua infelicidade é culpa do parceiro. Se você está convencida de que seu parceiro é o problema, e, principalmente, se você se pega repetidamente irritada dizendo a ele todos os motivos porque ele está atrapalhando o seu caminho ao encontro da  felicidade, então Barrow recomenda que você  coloque todos os seus pensamentos num papel. "Desacelere a comunicação ao máximo", ela diz. Isso não significa brigar com seu parceiro por 22 páginas inteiras. (Bom, eu não posso segurar você, mas se você chegar a escrever tudo isso, rasgue todos os seus papéis e comece de novo). A idéia é que uma vez que você se afastar da sua luta comum, você conseguirá enxergar a sua contribuição em todo esse estresse - finanças apertadas, pressão no trabalho, depressão, esgotamento por tentar suprir as necessidades dos filhos, etc. A carta terá dois propósitos: um é permitir que seu parceiro entenda o que realmente te incomoda, o outro é fazer o mesmo por você.

2- Qual o tamanho da diferença entre meu parceiro e eu?
Todos nós sabemos que um príncipe encantado não existe. Nós repetimos a nós mesmos que nossas expectativas são realistas. Mesmo assim, as perguntas que fazemos a nós mesmas são muito superficiais, diz a psicóloga. Veja alguns exemplos das perguntas que mais fazemos a nós mesmas: Ainda existe paixão entre nós? Eu acho ele atraente? Como é que ele sabe todas essas coisas inúteis mas ainda esquece nosso aniversário de namoro/casamento? As rachaduras que surgem num relacionamento ao longo do tempo por causa da falta de comunicação, do contraste de personalidades, ou de um relacionamento sexual insatisfatório não são necessariamente irreparáveis. Ao contrário de situações irreparáveis (como: metas de longo prazo que não estão em sintonia, a incapacidade do seu parceiro em se alegrar com seu sucesso, abuso de substâncias, ou infidelidade), muitos problemas poderão ser resolvidos se ambas as partes estiverem dispostas a trabalhar, respeitar o direito do outro de discordar e ser um pouquinho mais flexível.

3-Será que estou precisando de tempo e espaço para mim?
Você, definitivamente, não pode mudar o seu parceiro. Mesmo as coisas mais cotidianas podem parecer diferentes se forem feitas de um jeito diferente. Assim, "tente alguma coisa inesperada". Por exemplo, você pode "se separar um pouco", e escapar por uns dias do seu parceiro ou família (se for o caso). Se isso não for possível saia e dê uma longa caminhada. Encontre suas amigas. Vá ao cinema. Um tempo para você, mesmo que curtinho, lhe dará a chance de pensar em como você poderá fazer mudanças que melhorarão a vida no mundo de vocês dois. Reconectar-se com amigos, gastar energia na academia, ir ao cabeleireiro, podem te ajudar a acalmar parte da tensão que há no seu relacionamento. Proporcione o mesmo tempo para o seu parceiro.

4- Qual será o tamanho do estrago e do efeito cascata?
Nós sabemos que pessoas comprometidas há muito tempo sempre ficam imaginando que "a grama é mais verde e repleta de mojitos" na vida sem o parceiro. Talvez você já tenha se pegado imaginando finais de semana inteiros em que você pode decidir o que fazer e quando fazer. Você pode até ter pensado sobre o lado ruim de como sua vida iria mudar: pagar as contas poderia se tornar um desafio (caso dividam as despesas), ou ir à academia mais tarde depois de ter que arrumar a casa, ou cuidar das crianças sozinha/o. Mas, você já realmente considerou sua vida pós-relacionamento? A vida agora não é mais como quando você tinha seus 20 e poucos anos. Se você está na casa dos 30 anos (ou mais), me diga, você consegue mesmo se imaginar em festas cheias de pessoas inteligentes, engraçadas, charmosas e interessantes? Você não está errada/o. Exceto pelo fato de que essas pessoas, agora, vão às festas com seus namorados ou namoradas, isso quando já não são aqueles amigos queridos casados, ou na pior das situações são pessoas passando por fases muito tristes de separação. Pense em todos esses aspectos e compare com o que você tem. É muito fácil dizer para nós mesmos que não temos aquela vida de fantasia. E é muito mais fácil julgar as imperfeições da pessoa com quem nós estamos há algum tempo, talvez anos. Entenda que todos precisam de um tempo para si. Relacionamentos não são nem de longe parecidos com contos de fada, ou filmes românticos que passam no cinema e na tv. As relações se parecem mesmo com a vida real, com seres humanos normais, cheias de qualidades e defeitos.

Conversem. Se dêem espaço. Parem de criar expectativas irreais um do outro. Aceitem as limitações, e agradeçam pelas qualidades.

Mude sua postura mental para que as qualidades e as delícias do seu relacionamento sobressaiam às imperfeições.

Você poderá levar dias, até mesmo meses, para responder essas questões e decidir se seu relacionamento vale a pena ser salvo, sem dizer que poderá levar meses para salvá-lo efetivamente. Mas tentar salvar um relacionamento depois de romper os laços é praticamente impossível. Pare. Respire. Pense. E se você tiver ao seu lado uma pessoa que te ama, e te respeita, agradeça. Depois disso, faça as questões a si mesma/o.


Pense bem e Cuide-se ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...